Um projeto que cria laços entre patrocinador e comunidade. Utiliza as histórias para promover mudanças significativas no repertório cultural de crianças e adolescentes e provê métodos e ferramentas para educadores encontrarem novas formas de tornar o conteúdo de suas aulas atrativos e marcantes.
A pandemia trouxe novos desafios para a educação. O fechamento das escolas e a transição para o ensino à distância aumentaram o fosso educacional, afetando especialmente os alunos de origem mais humilde. O relatório do Banco Mundial aborda os desafios educacionais pós-pandemia que as autoridades precisam enfrentar.
Este projeto tem como objetivo abordar alguns desses desafios, enriquecendo o repertório cultural das crianças em idade escolar e oferecendo formação adicional aos professores, com foco em uma das ferramentas mais antigas de transmissão de conhecimento: a contação de histórias. A contação de histórias, como forma de comunicação e transmissão de conhecimento, possui um poder significativo. O projeto reconhece que a infância é o momento ideal para herdar e se envolver com esse legado cultural.
Ao introduzir literatura e narrativas, as sociedades têm a oportunidade de expandir, transformar e enriquecer suas próprias experiências. Portanto, a contação de histórias serve como veículo de expressão cultural, promovendo a consciência cívica e criando conexões dentro das sociedades. O projeto busca promover a apropriação e disseminação desse patrimônio cultural, preparando e capacitando os professores para utilizar a contação de histórias na sala de aula e em espaços públicos de significância histórica.
Ao estabelecer um vínculo emocional entre os alunos, seu ambiente e o patrimônio cultural, o projeto visa reconectar as comunidades com o patrimônio imaterial, como contos populares e cultura popular. As histórias selecionadas abrangem diversas culturas, enfatizando temas comuns para enriquecer a imaginação das crianças e promover tanto a cultura popular brasileira quanto a universal.
São atividades de contação de histórias com cenário móvel de mão, montado em palco ou espaço com 3x2m de largura (é realizado análise de viabilidade em todos os locais onde ocorrerão as atividades). A quantidade de alunos que podem assistir é limitada somente pelo espaço disponível, de acordo com decisão dos gestores educacionais.
As histórias escolhidas são todas consagradas, seja da literatura clássica, folclore ou literatura popular brasileira e universal. Os espetáculos contam com sonoplastia e caixas de som, além de uso de objetos cênicos.
Espetáculo: A artista utiliza técnica de ressignifcação de objetos, técnicas circenses, contorncionismo e standup.
Público: educadores, crianças de 6 a 14 anos.
Duração: Os espetáculos tem de 40 a 50 minutos de duração, com mais 15 a 30 minutos para fotos, autógrafos, etc.
Todo projeto deve deixar sementes de continuidade e por isso, a importância da formação de educadores. Despertaremos o narrador dentro de cada um para que a contação de histórias continue nas escolas e nas comunidades mesmo depois da finalização do projeto.
As oficinas trabalham os elementos essenciais da arte de contar histórias de forma coletiva, prática e lúdica, com a utilização dos recursos do instrumental humano: imaginação, memória, corpo, voz. Os temas abordados estão no universo da importância da literatura infanti, os contos de fadas, a transmissão de valores por meio das histórias, a importância e uso do patrimônio público.
É distribuído material de apoio pedagógico com o conteúdo do curso, sugestões de aprofundamento e dicas de utilização das histórias como projeto pedagógico.
A carga horária é variável, dependendo do investimento do patrocinador.
a criação de um livro ilustrado, com a participação de um artista consagrado e utilizando histórias clássicas ou da cultura popular, ganha uma importância inestimável. Esse livro se torna uma forma tangível de perpetuar as narrativas e compartilhar o conhecimento de geração em geração. Além disso, as ilustrações cuidadosamente elaboradas e a presença de um artista renomado conferem um valor estético e artístico ao livro, despertando o interesse das crianças e estimulando a apreciação da arte visual. Essa obra literária, ao ser incorporada ao acervo das escolas e bibliotecas, torna-se uma fonte de inspiração e aprendizado contínuo, proporcionando benefícios tanto a curto prazo, ao encantar e educar as crianças, quanto a médio e longo prazo, ao preservar e transmitir a cultura e tradições populares.